sábado, 20 de agosto de 2011

Site da Comissão do Futuro da Ciência Brasileira está no ar

Duas ótimas notícias.

Primeira: entrou hoje no ar o site da Comissão do Futuro da Ciência Brasileira, cujo slogan é Ciência para todos.
Presidida pelo professor Miguel Nicolelis, a comissão, criada oficialmente em maio, tem nomes nacionais e estrangeiros de uma gama grande de áreas. Ela avaliará o estado atual da ciência brasileira, seus processos, mecanismos de fomento, estrutura dos institutos e órgãos de produção científica. Mecanismo muito usado lá fora, está estreando aqui.
“O objetivo da comissão é fazer um diagnóstico profundo do estado atual da ciência brasileira, recomendar soluções para seus problemas e propor um plano estratégico para os próximos 10 anos”, afirma Nicolelis, convidado pelo ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, para criar a comissão e presidi-la. “Esperamos que a ciência brasileira dê um salto qualitativo que lhe possibilite ser protagonista no cenário científico mundial e possa contribuir com a sociedade.”

Segunda ótima notícia: a “casa” está aberta a todos que quiserem debater a prática e a educação da ciência: de crianças a adultos. Entidades científicas, pesquisadores, universitários, estudantes e professores do ensino fundamental, médio e técnico, trabalhadores… Pela primeira vez, uma comissão desse porte abre as suas “portas” para a sociedade.
“Está na hora de acabarmos com a ideia equivocada de que a ciência deve ser monopólio de uns poucos acadêmicos”, afirma Nicolelis. “Queremos que todos os segmentos participem do processo de discussão sobre a ciência brasileira, para que o seu resultado final retrate, de fato, a nossa realidade. Queremos a visão de quem está nas trincheiras, vivendo os problemas no dia a dia, de Norte a Sul, de Leste a Oeste.”
O site foi criado com recursos privados, para não onerar o Ministério da Ciência e Tecnologia. Para participar, é simples. Basta ir aqui e se inscrever.
Você pode participar dos grupos de discussão que já estão sendo criados. Por exemplo, Neurociência, Propostas para a Ciência. Biotecnologia, Filosofia da Mente, Análise do Comportamento, Inteligência Artificial. Ou criar um. É importante contemplem todos os tipos de interesse.
Você pode postar vídeos, fotos, relatos de iniciativas boas e ruins na prática ou na educação da ciência. Será criado um espaço específico para denúncias.



Nenhum comentário: