quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MATÉRIA QUE SAIU NO ESTADÃO...


Alunos fora da curva - Estudantes de escolas públicas ruins que tiveram nota alta no Enem são retrato das contradições do País

(...)

Olimpíada

Sempre a primeira da turma, Kaira Cristina Macêdo, de 18, ex-aluna da Escola Estadual Verena Leite de Brito, de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), ganhou sua primeira medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ainda em 2005. Até 2010, quando se formou, não passou um ano sem conquistar medalhas ou menções honrosas na competição. “Não ia para a escola atrás de boas notas, mas para aprender.”

Kaira diz que sempre teve consciência de que recebia um ensino deficiente. Com frequência, fazia pesquisas na internet e nos livros que tinha em casa para aprofundar os estudos. “Os livros didáticos a que temos acesso são cheios de informação, mas muitos alunos não os usam corretamente.”

A estudante fez 808,01 pontos no Enem e, graças à desenvoltura com os números, hoje cursa Engenharia Civil, na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Preferiu o curso a outros dois nos quais passou, os de Matemática, na PUC de Goiás, e de Moda, na federal do mesmo Estado – a jovem adora customizar roupas e pesquisar sobre moda em seu tempo livre. “A vontade de alcançar o sucesso sempre me fez correr atrás do que me interessava.”

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,alunos-fora-da-curva,935287,0.htm


Nenhum comentário: